sexta-feira, 31 de julho de 2009

O TCA recebe Jean-Christophe Ballot

Museu Rodin-Paris

Museu Loyola-Chicago

Rio Indus-India

Museu do Louvre-Paris

Usina Renault-França

Porto de Surabaya-Indonesia

Chicago

O fotógrafo francês, Jean-Christophe Ballot foi a atração da mais recente edição – 28 de julho – do projeto Conversas Plugadas, programa de encontro com personalidades da cultura promovido pelo TCA. A presença de Jean-Christophe para apresentar um panorama de seu trabalho reuniu na Sala do Coro do TCA uma plateia de mais 120 pessoas, composta essencialmente de artistas, arquitetos e pessoas ligadas ao mundo da cultura.
Apesar da concorrência do SEMCINE e da mostra Jean-Luc Godard no andar de cima, o diretor do teatro, Moacyr Gramacho, e a sua diretora artística, Rose Lima, prestigiaram o evento.
Jean-Christophe mostrou 200 fotografias organizadas em cinco temas prediletos: as paisagens urbanas, as paisagens industriais, as paisagens naturais, os objetos utilitários e os museus e lugares de memória.
Assim a plateia viajou pelas cidades de Shanghai, Nova York ou Chicago, pela antiga usina Renault na França, pelos portos de Surabaya na Indonésia e de Casablanca, pelo deserto do Neguev em Israel e pelo Himalaia ao longo do rio Indus, pelo museu do Louvre e last but not least, pelo Museu Rodin onde ele fotografou esculturas criando uma obra a partir da obra do Rodin e assim revelando uma nova dimensão do tema.
Concluiu a conversa contando sobre seus trabalhos nesse momento e falou da mostra apresentada no Museu Loyola de Chicago sobre a sua obra.
Jean-Christophe Ballot fotografa o mundo há mais de 25 anos. Ele trabalha sobre encomenda de autoridades públicas, museus e particulares. Sua obra pode ser vista nos maiores museus do mundo e importantes coleções particulares.
A passagem de Jean-Christophe Ballot por Salvador permitiu que ele fizesse uma visita de um dia a cidade em busca de uma primeira impressão da cidade pensando na possibilidade de uma futura residência artística.

domingo, 26 de julho de 2009

Hepatologia do milênio

O Governador Jaques Wagner

O Governador Jaques Wagner

Pierre Sabaté, Consul Honorario da França

Dr.Christian Trépo (INSERM)

P.Sabaté, J.Wagner, G.Vieira Lima, C.Trépo, L.Allain, R.Paraná

R.Paraná, J.Wagner, G.Vieira Lima, C.Trépo, P.Sabaté

Salvador foi sede entre 23 e 25 de julho do 12º Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral, em seu discurso o Professor Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de hepatologia e organizador do evento, lembrou seu percurso de pesquisador e sua escolha, inédita na época e a contracorrente da feita pela maioria de seus colegas, ao escolher a França e, mas precisamente Lyon, para fazer seu Doutorado. Não só aprendeu o francês, mas encontrou os especialistas das hepatites com os quais trabalha até hoje. Sublinhou, antecipando as palavras do Professor Christian Trépo, parceiro de pesquisa e de organização do evento, o quanto a cooperação começa com vínculo humano, gerando amizades. Ao final, Raymundo Paraná lembrou a posição pioneira da Bahia no tratamento das hepatites.

A abertura contou com a presença do Governador Jaques Wagner que falou do orgulho da Bahia em sediar o evento no ano da França no Brasil, e disse mais “nós torcemos para que os dois países encontrem soluções para o combate à Hepatite Viral” e fazendo eco com as palavras de Raymundo Paraná, lembrou que ele mesmo estudou francês durante sete anos e que a Bahia e a França compartilham as cores das suas bandeiras. Convidou os participantes a visitar a antiga faculdade de medicina da Bahia no Pelourinho, recentemente reformada, e também a primeira do Brasil. Com humor, agradeceu os médicos e as pesquisas no campo das hepatites, indispensáveis para a classe política que precisa tratar o fígado.

A Doutora Laurence Allain e o Doutor Bernard Larouzé apresentaram as missões da Agência Nacional de Pesquisas em AIDS e Hepatites. A Agência ajuda a pesquisa com o financiamento de projetos, bolsas de pré e pós-doutorados. Desenvolve apoio a pesquisa nos países do sul com parcerias binacionais, cooperação entre autoridades públicas, infra-estrutura, equipamentos e recursos humanos. Foi lembrado o papel pioneiro do Brasil no acesso aos antiretrovirais.

Durante o encontro, no Bahia Othon Palace, foram debatidas questões como o uso de novas drogas no tratamento, o manejo de doenças associadas ao VHC e transplante de fígado e os efeitos adversos dos antivirais no tratamento da Hepatite C e da AIDS.

Raymundo Paraná lembrou que “um dos fatores complicadores do controle da doença é fato de muitas pessoas não darem continuidade ao processo de vacinação. No caso da Hepatite B, por exemplo, são nescessárias três doses da vacina”.

Entre 2000 e 2007, a doença foi responsável por mais de 1,5 mil mortes no Brasil. Na Bahia foram registradas 46 vítimas fatais da doença, segundo o Ministério da Saúde.

A co-infecção com o HIV; lesões vasculares do fígado; síndrome metabólica; resistência à insulina de pacientes com hepatite C; sobrecarga de ferro no fígado e o tratamento das hepatites B e C na infância, serão outros temas de discussão no simpósio.

Na ocasião, foram realizados o 1º Encontro Brasil/França de Hepatites Virais e Aids, a 1ª Reunião Monotemática sobre Interrelações entre a Infectologia, a Hepatologia e Endocrinologia, o curso Hepatologia na média e alta complexidade e uma conferência sobre a influência da França na Medicina Brasileira.