sábado, 8 de agosto de 2009

Marc Dumas, um olhar francês no Porto da Barra

Porto da Barra

Irène Kirsch

Irène Kirsch e Marc Dumas

Marc Dumas e Marcio Lima

Marc Dumas

Marc Dumas, no ACBEU, recebeu seus convidados, amigos, artistas, cerca de 200 pessoas para sua exposição Porto da Barra. Parte do A Gosto da Fotografia, as imagens de Marc falam com poesia e humor de nossa proximidade com a praia urbana mais bonita e mais querida da cidade. Afinal quem não vai ao Porto da Barra?

Tabataba estreia no Brasil

Irène Kirsch e Marcio Meirelles/foto Gina Leite

Mariana Freire e Elmir Mateus/foto Gina Leite

Elmir Mateus e Mariana Freire/foto Gina Leite

A peça Tabataba, do autor mítico, Bernard-Marie Koltès, ganha encenação do diretor francês Philip Boulay, com elenco formado por atores locais, Mariana Freire e Elmir Mateus em sua primeira montagem na Bahia, integrando a programação do Ano da França no Brasil.
Na Aliança Francesa, a estreia reuniu mais de 50 pessoas, entre elas o Secretário de Cultura do Estado, Marcio Meirelles. Em um palco no chão ao ar livre, atrás do casarão da Aliança, com uma cortina, uma moto e dois atores, Philip Boulay deu vida a um texto que fala da dificuldade de sair da infância e do amor fraternal.
A peça será também apresentada em outros lugares da cidade, sempre ao ar livre. Confira no site da Aliança Francesa.

À procura de um olhar no Palace das Artes


Diogenes Moura e Pierre Sabaté

Marcelo Reis e Pierre Sabaté

Murilo Ribeiro

Sexta dia 31 de julho, o Palacete das Artes abriu o A Gosto da Fotografia com a exposição inédita À Procura de um Olhar – fotógrafos franceses e brasileiros revelam o Brasil, através de cerca de 100 imagens. Mais de 500 convidados puderam visitar a exposição, cuja curadoria é assinada por Diógenes Moura, também curador da Pinacoteca de Sao Paulo. Marcello Mattos Araújo, diretor da Pinacoteca de São Paulo também prestigiou o vernissage.
A mostra À procura de um Olhar, depois de São Paulo, apresenta um conjunto de obras de fotógrafos históricos e contemporaneos franceses e brasileiros.
A exposição destaca o trabalho de três fotógrafos franceses com expressiva atuação na história da fotografia brasileira, Pierre Verger, Marcel Gautherot e Jean Manzon, além de uma homenagem a Claude Lévi-Strauss. Com linguagem própria, cada um deles lançou olhares “estrangeiros” sobre a realidade brasileira, revelando novos parâmetros de entendimento.
Ao lado desse núcleo histórico, a mostra inclui o trabalho de três fotógrafos franceses da atualidade, provocando a leitura dos percursos realizados pelas obras de Verger, Gautherot e Manzon. Bruno Barbey, Olivia Gay e Antoine D’Agata revelam as identidades do Brasil em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belém. Olivia Gay e Antoine D’Agata procuram mulheres enraizadas nos seus destinos. Bruno Barbey busca harmonia entre luz, cores e sombra nos seus retratos. Completando esse conjunto, os fotógrafos brasileiros Luiz Braga, Tiago Santana e Mauro Restiffe desenvolvem um diálogo entre as imagens históricas e as realizadas pelos fotógrafos franceses convidados.


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual

Alain Bergala

Alain Bergala e Céline Scemama

Alfredo Manevy e Angel Díez

Plateia jovem

Mesa de abertura sobre a obra de Jean-Luc Godard

Em destaque, a mostra Jean-Luc Godard

Performance no hall do TCA

Mostra permanente de vídeos no lounge do TCA

Fila para comprar ingressos

Salvador foi sede entre 27 de julho e 1° de agosto do 5° Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (SEMCINE). A abertura do evento foi no saguão do Teatro Castro Alves com a exibição permanente de vídeos e performances diversas.
Na sala principal do TCA, a primeira mesa redonda – Cinema e poesia – deu ao público a oportunidade de escutar os pesquisadores franceses Alain Bergala e Céline Scemama, e o brasileiro Alfredo Manevy, todos especialistas na obra de Jean-Luc Godard. Alain Bergala, critico, ensaísta, professor de cinema da Universidade da Sorbonne Nouvelle -Paris III e da FEMIS (Fondation Européenne pour les Métiers du Cinéma), lembrou a coerência do obra de Godard, da criatividade e da lucidez do mestre ainda hoje e lamentou que os filmes dos anos 80 e posteriores sejam menos prestigiados que os clássicos dos anos 60.A programação contou com filmes dos mais importantes da carreira de Godard. Uma Mulher é uma Mulher (1962) mostra um triângulo amoroso com os astros Anna Karina, Jean-Paul Belmondo e Jean-Claude Brialy com trilha sonora do não menos astro Michel Legrand. Em O Desprezo (1963), inspirado na obra de Alberto Moravia, Brigitte Bardot e Michel Piccoli vivem um casal em crise. O demônio das onze Horas (Pierrot le fou, 1965) conta a história de uma tentativa de fugir do tédio da vida burguesa. A mostra apresenta, entre outro, A Chinesa (1967), o mais obviamente político cuja ação se desenrola no tempo de guerra fria, Passion (1982), Carmen (Prénom Carmen 1983) que mostra o meio do terrorismo e Je Vous Salue Marie (1975) que causou muita polêmica.