segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A Companhia Plume La Poule se apresenta em Salvador



O Ano da França do Brasil traz a Salvador a estreia do espetáculo francês Camelia & Ravelovitch no Espaço Cultural da Barroquinha, antiga igreja do século XVII.

Camelia & Ravelovitch é uma comédia inteligente, escrita e dirigida pela jovem francesa Florianne Attal, que tem como fio condutor um jogo poético entre um homem e uma mulher onde existe, num espaço caótico, a força de rir e de encenar. Depois de uma revolução popular que destruiu os costumes da sociedade capitalista, o casal se vê mergulhado em um espaço vazio sem nenhuma estrutura. Seus partidos revolucionários os impõem uma missão que os obriga a refletir sobre a existência humana e seus ideais. Através da necessidade de compreender onde estão os dois personagens, o espectador acaba por descobrir seus próprios sentimentos e ideais. O princípio do trabalho é de explorar a teatralidade do cotidiano e criar uma interface entre o real e a ficção, com a participação espontânea do público. A escritura presente é como a do teatro beckettiniano, e deixa a plateia livre para interpretar a história tanto no campo político, quanto na relação dos personagens.

A Companhia Plume la Poule existe há quatro anos. Camélia e Ravelovitch é a terceira montagem do grupo, e é encenada pela atriz Kristelle Lárgis e o ator Fábio Araújo. A cenografia e o figurino são de Cécile Kiyo Kojima e Vicent Obadia, luz e direção de palco de Tomas Chrétien. O diretor do projeto, Samir Salemkour, desaparecido no trágico acidente do vôo 447 (Rio-Paris), é homenageado.

Os diálogos do espetáculo são todos em francês traduzidos em um telão dentro do teatro.

Paralelo às apresentações, a companhia promove oficina de teatro e performance francesa as segundas e terças, voltadas para artistas, jornalistas, antropólogos, sociólogos, estudantes e interessados na cultura francesa. A oficina irá formar o espetáculo de rua "Intervenções Urbanas", que será apresentado em praças de Salvador.

Camelia e Rabinovitch
até 23 de agosto de quinta a sábado, 20h, Centro Cultural da Barroquinha (ao lado do Teatro Gregório de Matos, Cine Glauber Rocha, em frente a praça Castro Alves)
preço : 10 R$

Oficinas : segundas e terças (10-11 e 17-18), de 14h as 17h, Teatro Gregório de Mattos
O resultado será nas quartas 13 e 19 nas ruas de Salvador.
Tem entrega de certificado no final.
Inscrição : 30 R$ (enviar nome, telefone para contatoplumelapoule@gmail.com ou ligar para 71 3015 0012)

Conheça mais sobre a Companhia Francesa: www.plumelapoule.com