segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gravadoras francesas pesquisam cordel em Salvador

Banca do cordel no Mercado Modelo




Banca do cordel no Mercado Modelo

Os Repentistas no Mercado Modelo

Antonio Barreto (cordelista)

Catherine Keun e Edilene Mattos

Nathalie Grall e Edilene Mattos

Elizete Oliveira e Ana Lucia Fonseca
Salvador e seus especialistas em cordel, cordelistas e folheteiros, acolheram com muito carinho as duas gravadoras francesas Nathalie Grall e Catherine Keun para uma pesquisa no âmbito do Ano da França no Brasil.
O projeto de Nathalie e Catherine tem como mote a tradição da literatura de cordel que é um laço cultural entre a França e o Brasil.
Durante a temporada em Salvador elas fotografaram, compraram, descobriram muitos cordéis, constituíram uma bibliografia consequente que permitirá que desenvolvam o projeto, certas agora da legitimidade de poder criar e divulgar cordéis na França.
Agradecemos do fundo do coração a todos os que deram seu tempo, sua competência, sua generosidade para possibilitar a existência desse projeto.
Agradecemos aos professores Armindo Bião, Edilene Mattos e Normalice Souza. Agradecemos também a Ana Lúcia Fonseca, diretora da Biblioteca pública central e sua equipe, Maysa Miranda, Antonio Barreto e o Teatro Vila Velha.
Eles confirmaram a importância, a diversidade e a contemporaneidade desta forma literária.
Nathalie e Catherine voltaram a São Paulo com um novo endereço para descobrir, um lugar onde se produz e divulga cordéis.
No retorno à França, chegará a hora de criar, gravar, imprimir o cordel francês de Nathalie e Catherine. Nós falaremos sobre isso, num futuro próximo no boletim e no blog.
Longa vida ao cordel!