quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Semana Iguatemi de Moda 2009

E.Visco (diretor da Aliansce, administradora do Shopping Iguatemi Salvador) e M. Meirelles/foto P. Accioly
A. Luercio (Shopping Iguatemi Salvador), M. Meirelles e P. Borges (diretor da Semana Iguatemi de Moda)/foto P. Accioly

Irène Kirsch e Márcio Meirelles/foto Marcelo Troi

S. Arandas (Shopping Iguatemi Salvador), A. Lorenzo e JL. Grande (Syene Empreendimentos)/foto P. Accioly


Wilton Oliveira e Irène Kirsch

Márcio Meirelles e Marcelo Troi/foto Irène Kirsch

o Casarão de Santo Antonio/foto Irène Kirsch

A Semana Iguatemi de Moda 2009 – SIM 2009 – chega esse ano em Salvador com sotaque francês. Entre 21 e 27 de setembro, a 15ª edição do evento se inspira no Ano da França no Brasil e mostra que, muito além de Pierre Verger, diversos elementos unem aquele país europeu à Bahia.

Inspirada no tema Liberté, a SIM vestirá a cidade – e principalmente o bairro de Santo Antonio Além do Carmo – com toques de capoeira, uma das maiores expressões de liberdade de nosso povo. “A SIM leva a magia da Bahia para a moda. Sempre nos propusemos a isso. Não foi à toa que, por diversas edições, optamos por realizar o evento em marcos da cidade, como a Praça da Sé e o Solar do Unhão. Essa é a nossa história”, diz Ewerton Visco, diretor da Aliansce.
Paulo Borges, mais relevante nome da moda brasileira, continua na direção do evento e defende a realização dos desfiles e manifestações artísticas no charmoso bairro soteropolitano.
Os desfiles estarão concentrados nos dias 23 e 24 de setembro.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PercPan reúne talentos da percussão inéditos em Salvador

Cyril Hernandez

A 16ª edição do festival, um dos maiores eventos do gênero no mundo destaca a banda Beirut, Airto Moreira, Flora Purim, Cyril Hernandez, Andrea Piccioni, David Kuckhermann e a Oki Dub Ainu Band, entre outros.
Reconhecido como um dos maiores e mais conceituados festivais de percussão do mundo, o PercPan – Panorama Percussivo Mundial já se tornou referência no cenário desse gênero. O evento chega a sua 16ª edição com uma programação musical em três capitais do país, que combina concertos e workshops de talentos da percussão, da música étnica e da música popular internacional. Como em edições anteriores, essas atrações serão apresentadas em Salvador (no Teatro Castro Alves, dias 4 e 5 de setembro) e no Rio de Janeiro (8 e 9 de setembro). O festival termina em São Paulo (11 de setembro), apenas com o show da banda norte-americana Beirut, a atração mais popular desta edição.

O percussionista Airto Moreira e a cantora Flora Purim, brasileiros muito respeitados na área do jazz, que vivem nos Estados Unidos desde o final da década de 60, também estão entre os destaques do evento. O elenco inclui ainda o francês Cyril Hernandez, o italiano Andrea Piccioni, o alemão David Kuckhermann, o jordaniano Ahmad Al-Khatib e os japoneses da Oki Dub Ainu Band.
O elenco nacional inclui o Trio 3-63 (formado pelo percussionista Marco Suzano, diretor artístico do festival, com a flautista Andrea Ernest e o pianista Paulo Braga, que acabam de lançar seu primeiro CD) e o jovem pandeirista baiano Emerson Taquari. O 16º Perc Pan conta com patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro.

Percussionista e compositor, o francês Cyril Hernandez combina recursos multimídia e teatrais com influências da música contemporânea até a música pop. Seus projetos artísticos trazem sempre um questionamento do espaço e do corpo. Desde 2006 vem se dedicando à pesquisa de performances e instalações sonoras em espaços públicos. Entre 2007 e 2008 passou 6 meses no Brasil, onde apresentou o espetáculo e as instalações sonoras "Passarelas de ImaginaSom", com participações dos percussionistas Marco Suzano e Siri. Para o Percpan, Cyril Hernandez vai apresentar uma nova forma de show, com percussão, musica eletrônica e vídeo, convidando Cyrille Brissot (França) e um artista Brasileiro: Sebastian Notini, em Salvador, e o Zero, no Rio. (site oficial:
www.latruc.org).