sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mais culinária no Recôncavo baiano

As paparutas, Dona Zilda e sua filha e P.Emedy
Ilha do Paty com Altamirando de Amuri, coordenador das paparutas
A dança das Paparutas

Ilha do Paty – Distrito de São Francisco do Conde. Em torno de 180 pessoas vivem nessa pequena ilha. Essa comunidade, considerada como antigo quilombo segundo os habitantes é guardiã de um grande patrimônio cultural: a dança das Paparutas. Esse grupo de 18 mulheres negras coordenado pelo Altamirando de Amuri, é acompanhado de 11 músicos de 16 a 80 anos. Toda comunidade participa da festa que começa em casa: cada uma das Paparutas prepara um prato típico como uma frigideira de siri, uma moqueca de camarão, um caruru ou acarajés. Elas saem depois de casa dançando no ritmo dos tambores com o prato na cabeça. Chegando à pracinha, começa o jogo de Aia, dona da cozinha, quem fica no centro da ronda. Dançando colher de pau na mão, ela aprova ou desaprova os pratos realizados. Quase secular, a manifestação permite resgatar muitos aspectos da cultura baiana como a música, a culinária ou os trajes tradicionais.
Para contato com Patrick: patrickemedy@gmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Patrick Emedy continua sua viagem culinária no Recôncavo baiano

Claudemiro Oliviera Diaz, Úrsula Flávia Gomes Pinto e P.Emedy

Dona Amélia e seu doce de banana na palha

Fazenda Engenho d'Água (São Francisco do Conde)

Encontro com Claudemiro Oliviera Diaz, Secretário municipal da Cultura e do Turismo e Úrsula Flávia Gomes Pinto, Gerente de Turismo que deram apoio à pesquisa de campo. São Francisco do Conde, cidade do camarão é conhecida pelos seus frutos do mar. O Sr. Clarivaldo, presidente da colônia de pescadores sublinha a importância dos peixes para a região e defende a pesca tradicional em vez da pesca com bombas. Entretanto, passando em São Francisco do Conde, não se pode deixa de conhecer os doces locais, como as balas de Jenipapo o os doces de banana na palha de Dona Amélia.
Fazenda Engenho d’Água – Distrito de Monte Recôncavo – Município de São Francisco do Conde. Construída no século XVIII, essa fazenda de estilo neoclássico estava em ruínas quando Mário Augusto Nascimento Ribeiro comprou-a em 2002. Ele decidiu restaurá-la e arrumá-la respeitando a arquitetura e o estilo da época no objetivo de resgatar esse monumento histórico. Mais de 300 escravos trabalhavam nesse antigo engenho de açúcar até fim do século XIX. Hoje, o cacau é a produção principal, a roça corre sobre 2 milhões de m2. Dessa fruta tudo se aproveita: as sementes são exportadas para confecção do chocolate enquanto a polpa serve de base para sucos cremosos. E mais raro, se usa a também a parte central da fruta, conhecida como sibira, que segura as sementes, para fazer um doce, conhecido como doce de sibira.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Show baiano em Paris

Carlinhos Brown e Marc Benaïche/foto divulgação
Margareth Menezes e Carlinhos Brown/foto divulgação

a Mix Box/foto divulgação

Para comemorar o Dia internacional da diversidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento, Carlinhos Brown e Margareth Menezes fizeram um show especial para convidados no Mondomix em Paris dia 20. Nesta ocasião, tambem se falou do Centro de Música Negra, projeto de Marc Benaïche, diretor de Mondomix. O Centro tem inauguração prevista para 2011 no Museu du Ritmo.