segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cineasta Amos Gitai em Salvador

Amos Gitai
Hanna Laslo, Natalie Portman, Hiam Abbas (Free Zone)

Hippolyte Girardot (Mais tarde voce vai entender)

Jeanne Moreau e Amos Gitai
Juliette Binoche (Aproximação)
Amos Gitai e Juliette Binoche
fotos divulgação

O Circuito Sala de Arte, a Embaixada da França no Brasil e a SECULT em parceria com CulturesFrance recebem o diretor israelense Amos Gitai para um encontro com o público no Cine Vivo. Também está programado um ciclo de seus filmes, com a exibição de Free Zone, Aproximação e Mais tarde você vai entender. A retrospectiva também passa por Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Free zone (2005): Rebecca (Natalie Portman), americana, vive em Jerusalém há alguns meses. Acabou de romper o seu noivado. Ela entra num táxi conduzido por Hanna (Hanna Laslo), uma israelense. Mas Hanna está a caminho da zona franca, na Jordânia, onde deve receber muito dinheiro do Americano, o sócio de seu marido. Mas quando chegam, Leila (Hiam Abbass), uma palestina, informa que o dinheiro sumiu.
Free zone participou do Toronto International Film Festival e da Seleção oficial do Festival de Cannes em 2005 onde Hanna Laslo venceu o premio de interpretação feminina.

Mais tarde você vai entender (2008) : Victor (Hippolyte Girardot), quarenta anos, recolhe-se diante de um muro em memória dos deportados. Cerca de vinte anos antes, em um apartamento entulhado de inúmeros objetos, barganhados em feiras durante toda uma vida, Rivka (Jeanne Moreau) prepara uma refeição para uma conversa com Victor, seu filho. Da televisão, ouve-se distintamente o início do processo de Klaus Barbie, o testemunho de uma sobrevivente. A emoção de Rivka, contida, é, entretanto, palpável. No escritório de Victor, a rádio também divulga o processo. Ele está mergulhado em numerosos documentos, tentando colocar certa ordem na história familiar.
Mais tarde você vai entender participou do Berlin International Film Festival e do Toronto International Film Festival em 2008.

Aproximação (2007): Instalada na França, Ana (Juliette Binoche) encontra Uli (Liron Levo), o seu meio-irmão israelense, que chega ao hexágono, pois seu pai acaba de falecer. Ela decide voltar a Israel com ele, em busca da filha que ali abandonou ao nascer, há vinte anos. Ambos viajam de carro, de trem e de navio, atravessando fronteiras, da Europa ao Oriente Médio. Eles acabam por chegar em meio à agitação e à intensa emoção da retirada das tropas israelenses de Gaza.
Aproximação participou da Bienale de Venezia e do Toronto International Film Festival em 2007.

Não perca !
Cinema: Ciclo Amos Gitai
24.09, 21h, Free zone
25 e 27.09, 21h, Mais tarde você vai entender
26.09, 21h, Aproximação

Cinema: Encontro com Amos Gitai
28.09, 20h, Cine Vivo (Shopping Paseo Itaigara, rua Rubens Guelli, 135)
aberto a convidados