quarta-feira, 23 de março de 2011

Ator Daniel Soulier fala da sua experiência no Palacete das Artes – Museu Rodin Bahia

Daniel Soulier Daniel Soulier Deolinda Vilhena fotos I.Kirsch

Ontem, o ator, diretor e dramaturgo francês Daniel Soulier de passagem por Salvador conversou com a plateia sob a pilotagem de Deolinda Vilhena, jornalista, produtora e professora de teatro na USP, sobre sua trajetória num dos teatros mais prestigiosos da França e de seu trabalho com algumas figuras do teatro mundial. Daniel Soulier contou que começou a trabalhar como eletricista aos 15 anos de idade, na SNCF (ferrovia nacional francesa) antes de entrar no mundo do teatro pela porta da técnica e desde então mergulhou num mundo onde havia mulheres e não apenas a autoridade brutal do mundo industrial. Assim dos fios elétricos, passou a atuar no palco, encenar espetáculos para crianças sob o olhar carinhoso do mestre Antoine Vitez no Théâtre des Quartiers d’Ivry e a partir dos anos 80, no Théâtre National de Chaillot, aos pés da Torre Eiffel. Após a entrada de Antoine Vitez na Comédie française, Daniel ficou em Chaillot com, o mais francês do argentinos, Jérôme Savary, com quem ele ainda desenvolveu sua arte de direção. A respeito do espetáculo Quatros contos de Maupassant, Daniel enfatiza que Maupassant é um grande entre dos grandes, bem formado pelo mestre Flaubert, que escreveu mais de 300 contos. A pergunta principal que Daniel se fez na preparação da montagem foi como evitar o tédio do público. Venha conferir suas soluções! Daniel Soulier narra os contos, Une Partie de campagne (Um piquenique no campo), Idylle (Idílio), Miss Harriet (Senhorita Harriet), Le Retour (O regresso) do escritor francês Guy de Maupassant, numa encenação de Camilla Barnes. Quatros contos de Maupassant 24 de março às 20h, Teatro Vila Velha, 20R$ e 10R$ o espetaculo em francês é legendado em português Única apresentação em Salvador

segunda-feira, 21 de março de 2011

Daniel Soulier em Salvador e na coluna Anna Ramalho

Clicar no titulo para ver a coluna Anna Ramalho

Seg, 21 de Março de 2011 13:18 Anna Ramalho

No âmbito da Semana da francofonia, a Ifelaya Produção e o Bureau Salvador-SCAC Recife – leia-se Irène Kirsch - apresentam Quatros contos de Maupassant no Teatro Vila Velha, quinta-feira, dia 24, às 20h, com Daniel Soulier narrando os contos, Une Partie de campagne (Um piquenique no campo), Idylle (Idílio), Miss Harriet (Senhorita Harriet), Le Retour (O regresso) do escritor francês Guy de Maupassant, numa encenação de Camilla Barnes. O espetáculo em francês é legendado em português.

Um dos grandes atores do teatro francês Daniel Soulier trabalhou com Mehmet Ulusoy, Giorgio Strehler e especialmente com Antoine Vitez durante mais de 10 anos no Théâtre National de Chaillot. Montou Dom Juan e O avarento de Molière. Publicou vários textos para teatro e televisão e ensinou a arte dramática. Daniel escolheu montar Maupassant por ser seu "autor favorito e porque tinha a idéia de viajar ao redor o mundo com um espetáculo leve, sensual e perfeitamente representativo do espirito francês". Na programação soteropolitana de Daniel Soulier, um bate papo no Palacete das Artes-Museu Rodin Bahia, mediado pela jornalista e Doutora em Teatro Deolinda Vilhena, na terça, dia 22, às 19h e uma oficina de teatro na Aliança Francesa no dia 23, às 14h.

Programme Courants du Monde 2011

Courants du Monde é um programa de formação e intercâmbio na França promovido todos os anos pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação para profissionais da cultura de todos os paises (exceto França).

Apresentação, formulário, participantes nos anos anteriores, etc... : www.mcm.asso.fr
Link “Programas de formação” / COURANTS / Offre Automne

Periodo de realização do programa : de 14 de novembro a 02 dezembro de 2011.
Inscrições até sexta-feira 8 de abril de 2011.


Caso você pretenda se candidatar, entre em contato conosco para agendarmos dia e hora da avaliação do seu nível de francês.

O programa Courants du Monde destina-se à profissionais da cultura estrangeiros francófonos do mundo inteiro, possuidores de experiência confirmada de aproximadamente 5 anos no ramo da cultura - exercendo funções de responsabilidade junto à uma instituição / empresa pública ou privada de cunho cultural e com muito bom domínio do francês – tanto falado quanto lido.

A motivação dos candidatos ao programa Courants deverá almejar o intercâmbio de experiências entre instituições e/ou profissionais da França e do país do candidato e promover cooperações diretas e projetos de parcerias entre os mesmos.
O candidato é selecionado por uma comissão com base no conteúdo do seu formulário de candidatura, aonde deverá constar :
- uma carta do Diretor-Presidente de sua instituição confirmando a autorização de licença do trabalho durante o período do estágio e empenho na concessão da passagem aérea para participar do programa na França.
- a qualidade do percurso e experiência profissional
- o interesse das motivações
- a qualidade das parcerias propostas
- o nível do cargo / as responsabilidades e o grau de envolvimento do candidato dentro de seu estabelecimento empregador
- a avaliação do nível de conhecimento da língua francesa (feita no Consulado), que deve ser bom.

Courants du Monde oferece duas opções:

O estágio Séjour Culture : módulo individual para profissionais da cultura com experiência confirmada e exercendo funções de responsabilidade junto à uma instituição / empresa pública ou privada nas seguintes áreas: Artes Plásticas; Museus; Ação Cultural, Teatro, Circo, Música; Dança; Bibliotecas; Livro e Edição; Cinema; Arquitetura; Urbanismo e Patrimônio.
O Séjour Culture oferece ao candidato selecionado a possibilidade vivenciar uma agenda personalizada durante duas semanas (reuniões, entrevistas, visitas e/ou estadias em estabelecimentos culturais) , adaptada ao seu perfil profissional e ao conteúdo do seu formulário, aproximando-o dos modos de gestão, fomento e organização da cultura na França (Paris ou interior).

Os 4 estágios Stages Culture : mdulo em grupo de 10, 15 ou 20 profissionais do ramo relativo ao conteúdo de um destes estágios.
São 4 tipos de estágios, concebidos na forma de seminários teóricos e práticos (palestras, debates, oficinas temáticas, encontros com profissionais, visitas de estabelecimentos...) visando aprofundar as ferramentas de elaboração, gestão e análise necessárias à determinação de estratégias culturais.
A coordenação e execução pedagógica de cada Stages Culture depende de uma instituição especializada (ver link abaixo e no site www.mcm.asso.fr estes links aparecem na rubrica Partenaires).

1) - Estágio As políticas da cultura e sua administração - grupo de 15 pessoas
Coordenador pedagógico deste curso/estágio = Observatoire des Politiques Culturelles (Grenoble) http://www.observatoire-culture.net/

2) Estágio O financiamento e a economia da cultura - grupo de 20 pessoas
Coordenador pedagógico deste curso/estágio = Universidade Paris IX -Dauphine (Paris) http://www.dauphine.fr/

3) Estágio Os Recursos Eletrônicos em Bibliotecas (accesso, seleção, descrição, conservação, serviços) - Grupo de 10 a 15 pessoas
Coordenador pedagógico deste curso/estágio = Bibliothèque Nationale de France (Paris) e Bibliothèque Publique d’ Information do Centre Georges Pompidou
http://www.bnf.fr/ e http://www.bpi.fr/fr/index.html

4) Estágio Teorias e práticas da arquivologia - grupo de 10 a 15 pessoas
Coordenador pedagógico deste curso/estágio = Direction des Archives de France (Paris) http://www.archivesdefrance.culture.gouv.fr/fr/formation/index.html

O Ministério francês da Cultura e da Comunição paga os custos de hospedagem, alimentação, transportes locais, seguro e custos pedagógicos são pagos pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação. O candidato ou sua instituição ou apoiador paga o custo de pasagem aérea internacional.

Maiores informações : www.mcm.asso.fr

domingo, 20 de março de 2011

Festa da francofonia na Aliança francesa

No âmbito da Semaine de la langue française e da Journée de la francophonie, o Bureau de Salvador-SCAC Recife, a Associação dos Professores de Francês da Bahia (APFEBA) e a Aliança francesa organizam
a Festa da francofonia dia 26 de março as 16h.

Irène Kirsch, adida de cooperação da Embaixada da França, anima um bate papo sobre música francesa, Meninas no microfone, para festejar também o dia internacional da mulher dia 8 de março. A professora, produtora e jornalista, Deolinda Vilhena, fala da arte e da vida do Théâtre du Soleil e mostra ainda imagens da suas criações. Tem também uma mostra de curtas metragens francófonos apresentada por Bruno Peyrefitte, o diretor da Aliança francesa, dança com Soane Lima, a dinâmica presidente da APFEBA, e música ao vivo com Joandre Camargo, autor e compositor, que vem com seu violão cantar standards franceses e brasileiros. Tudo isso com bebidas e comidinhas especiais.

Festa da francofonia - cinema, teatro, dança, musica e surpresas
26.03, 16h, Aliança francesa, entrada franca

Daniel Soulier conta Maupassant no Vila Velha

Daniel Soulier/foto divulgação

No âmbito da Semana da francofonia,
o Bureau Salvador-SCAC Recife e Ifelaya apresentam
Quatros contos de Maupassant
no Teatro Vila Velha dia 24 de março as 20h.

Quatros contos de Maupassant nasceu da vontade de um comediante de atuar sozinho, um desafio assustador e aliciante, e mergulhar entre os mais perfeitos textos, os mais cinzelados da língua francesa. Daniel Soulier, sozinho no palco, chacoalha dentro de um carro, navega de canoa pelo Sena, toma o trem para visitar a Côte d’Azur, vivendo à flor da pele, sob o seu chapéu de palha, o perfeito burguês ou o camponês de forte sotaque. Engraçados ou emocionantes, sempre fortes e linguisticamente perfeitos, esses contos seguem uma trajetória coerente e única, de uma carruagem pulamos num trem para um descanso matinal, e enfim, acabar num barco de pescador. Cada meio de transporte traz seus cheiros próprios, suas emoções, suas personagens, e também, seus náufragos. Este espetáculo transporta o público para uma viagem no tempo, na França retratada por Corot, Manet ou Renoir.

Daniel Soulier trabalhou com Antoine Vitez durante mais de 10 anos no Théâtre National de Chaillot. Montou Dom Juan e O avarento de Molière. Publicou vários textos para teatro e televisão e ensinou a arte dramática.
Daniel escolhou montar Maupassant porque ele é seu autor favorito e tinha a idéia de viajar ao redor o mundo com um espetáculo leve, sensual e perfeitamente representativo do espirito francês. Guy de Maupassant (1850-1893), amigo de Gustave Flaubert, Émile Zola e Alexandre Dumas, em 10 anos de atividade, antes de mergulhar na loucura, marcou a literatura francesa com seus romances (Bel-Ami, Pierre et Jean) e sobre tudo, mais de 300 contos, entre os quais La Maison Tellier, Boule de Suif ou Le Horla, que chamam atenção pela força realista e o olhar acirrado sobre a comédia humana. Rejetando o romantismo, Maupassant acata o ideal de um romance na busca do realismo sem exclusão moral, coroado muito rapidamente pelo reconhecimento de seus pares e pelo successo de público.

Teatro: Quatro contos de Maupassant, Daniel Soulier
22.03, 19h, bate papo com Daniel Soulier, Palacete das Artes-Museu Rodin Bahia
23.03, 14h as 18h, oficina de teatro com Daniel Soulier, Aliança francesa
24.03, 20h, Teatro Vila Velha, 20R$ e 10R$