quarta-feira, 6 de abril de 2011

Béatrice Picon-Vallin fala de teatro e novas tecnologias

Béatrice Picon-Vallin/foto divulgação

Béatrice Picon-Vallin está de volta ao Brasil para falar sobre Artes do espetáculo e novas tecnologias no Teatro Martim Gonçalves na Escola de Teatro da UFBA e no Teatro Vila Velha.


Qual é a utilização das novas tecnologias na cena teatral, desde as primeiras décadas do século XX até a contemporaneidade? Como as novas tecnologias podem afetar os processos de criação? A investigação da relação entre teatro e tecnologia, desde as primeiras décadas do século XX até os nossos dias, pode ampliar a compreensão da cena moderna, tanto no que se refere aos intentos dos artistas, quanto acerca das alterações no efeito estético proposto ao espectador moderno. A utilização das inovações tecnológicas na cena teatral - especialmente o recurso do vídeo - abre possibilidades de levar para o palco cenas impossíveis de serem mostradas em outros tempos. Além do que, as tecnologias digitais transformam os processos de criação, pois a criação coletiva é profundamente modificada pela possibilidade de gravar o trabalho dos atores. Béatrice falará sobre as alterações trazidas pela tecnologia à cena sob variados aspectos, e como essas novas tecnologias influenciaram decisivamente os rumos da cena teatral.


Béatrice Picon-Vallin é diretora de pesquisas no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), durante anos foi professora de história do teatro no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris. Mundialmente reconhecida como uma das grandes pensadoras do teatro moderno.


A vinda de Béatrice Picon-Vallin a Salvador é fruto de uma parceria do Bureau Salvador-SCAC Recife com a Escola de Teatro da UFBA e o Teatro Vila Velha.


Na UFBA, 8 de abril de 14h30 à 17h30

No Teatro Vila Velha 9 de abril de 16h à 18h.

Entrada franca.