sábado, 2 de julho de 2011

Jovem soteropolitana na França com Allons en France



Larissa Janaína Moraes Pereira dos Santos está de malas prontas para voar para a França dia 6 de julho no âmbito do programa do Ministério das Relações Exteriores e Européias, Allons en France 2011, A França terra de olimpismo.

Allons en France
é um programa do Institut Français desenvolvido há 13 anos no âmbito das ações de valorização do francês no mundo. Criado quando da Copa do Mundo de Futebol na França em 1998, esse programa recompensa a cada ano os melhores estudantes francófonos oferecendo uma viagem à França.

A edição 2011 reúne durante 10 dias 160 jovens do mundo inteiro em torno do tema A França, terra de olimpismo. Esta temática convida os participantes a refletir sobre a língua francesa como língua do olimpismo e a escolha da França de acordar um lugar privilegiado ao esporte na educação, assim aproximando a língua francesa e o esporte. Esta estadia proporciona a descoberta da cultura e da civilização francesas por jovens de nacionalidades, origens culturais e sociais diversas.

Entre as atrações estão a descoberta das riquezas da cultura frances com visitas culturais e esportivas de Paris, com a descoberta do Stade Charlety, um percurso com a chama olímpica pela capital e uma noite no meeting de atletismo de Paris no Stade de France, visita do Musée National du Sport, debates com personalidades do mundo do esporte sobre os valores do esporte e seus efeitos negativos, a importância do esporte na vida em sociedade, o esporte e o racismo ou a educação pelo esporte. Mas a viagem não fica restrita a Paris. Os jovens virão conhecer Annecy e seu famoso lago, Chamonix e o Mont-Blanc. Além disso, tem oficinas de culinária, vídeo-clip, jogos, karaokê e debates, proporcionando um verdadeiro intercâmbio cultural em francês em um ambiente convivial. Os convidados da França festejam o 14 de julho junto aos parisienses, nos bailes, no desfile militar do Champs Elysées e nos fogos de artifícios aos pés da Torre Eiffel.

Parceiro do Ministério das Relações Exteriores, a Union Nationale des Centres Sportifs de Plein Air (UCPA) organiza pelo oitavo ano consecutivo a estadia Allons en France, desenvolvendo programas com espírito humanista, social e cidadão vendo o esporte como um fator de sociabilidade e de integração social.

Para ganhar o concurso, com outros jovens brasileiros, Larissa escreveu um texto de rap sobre o tema da juventide incluindo dez palavras obrigatórias, que são as palavras da Semana da língua francesa que começa dia 20 de março com o Dia Internacional da Francofonia. A Semana da língua francesa é uma oportunidade de celebrar a vitalidade desta língua reunindo, num espaço cultural comum a todos, os francófonos e os amantes do francês. São mais de 200 milhões de pessoas que falam francês no mundo e mais de 803 milhões de habitantes nos países membros do Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Larissa Janaína estuda no segundo ano no colégio da rede pública Luiz Viana e no futuro próximo quer ser administradora de empresas. Estuda francês desde 2010 e conheceu o concurso SLAM 2011 através da professora na escola. A princípio achei que seria um pouco difícil criar um poema em francês, contendo as 10 palavras solicitadas, mas percebi que usar a criatividade era o bastante. Escolheu o francês por curiosidade de conhecer uma nova língua, - o francês me chamou a atenção pela maneira de falar, uma linguagem linda - e o colégio me proporcionou a escolha da língua francesa. Nesta viagem, Larissa Janaína espera se divertir, aprofundar e conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa. Desde já percebo que será uma experiência única, maravilhosa e muito importante para minha vida.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bolsas na França para professores da Bahia

A Embaixada da França oferece várias bolsas de estágios na França para professores de francês do ensino básico e das universidades.

A bolsa de estágio Engenharia das Licenciaturas, dirigida aos responsáveis pelos departamentos de francês das universidades, no Centre de Linguistique Appliquée (CLA) de Besançon, de 20 de junho a 2 de julho de 2011 foi atribuída ao Professor Sérgio Israel Levemfous, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Esta bolsa compreende os custos da formação e as despesas de hospedagem, alimentação, assim como um seguro individual válido para o período.

Soane Nascimento Lima, professora no Colégio Luiz Viana e Presidente das Associação dos Professores de francês da Bahia (APFEBA), e Ady Sá Teles Santana, que ensina na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), passam um mês na França para participar dos programas de aperfeiçoamento linguístico no Cavilam em Vichy e no CUEF em Perpignan.

O Cavilam (Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias) organiza um estágio de 140 horas de formação com percursos temáticos que abrangem o ensino da língua, comunicação escrita ou oral, civilização e cultura, ou francês da gastronomia, por exemplo. Como ensinar a adolescentes, como introduzir a arte na classe, como aprender fazendo teatro ou cantando, como aproveitar as mídias e as tecnologias na aprendizagem ? Como administrar uma turma ? Eis várias problemáticas que os professores vão discutir na formação. Além disso, palestras sobre assuntos atuais, metodologia ministradas por profissionais conceituados são previstas. Tem também encontros com profissionais da área além de visitas culturais e degustações de produtos regionais. O Cavilam é um centro de referência para o Francês Língua Estrangeira (FLE) e a formação dos professores. Fundado em 1964, a cada ano o Cavilam recebe cerca de 4000 estudantes e mais de 1000 professores do mundo inteiro.

O estágio Didactique du Français Langue Étrangère et du Français sur Objectifs Universitaires organizado pelo CUEF em Perpignan integra módulos de formação para didática do francês como as inovações na ciências da educação. Inclui também sessões sobre a literatura francesa contemporânea ou o cinema. Examina como preparar os estudantes não francófonos aos estudos na Universidade francesa. Além disso contempla conteúdos culturais sobre a sociedade francesa e catalã sempre com abordagem intercultural.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jovem soteropolitana na França com Rencontres Internationales de Jeunes



Alane Santos Almeida, uma jovem soteropolitana de 18 anos, está de malas prontas para voar para a França dia 3 de julho no âmbito do programa do Ministério das Relações Exteriores e Européias, Rencontres Internationales de Jeunes (RIJ) 2011 Paris-Strasbourg, de la capitale française à la capitale européenne.

Rencontres Internationales de Jeunes-RIJ (Encontros Internacionais de Jovens) é um programa criado pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias nos anos 80, hoje coordenado pelo Institut Français. As RIJ reúnem cada ano 300 jovens de 18 a 25 anos de 55 países que descobrem a França durante 12 dias através de várias abordagens, cultural, profissional, científica, esportiva, turística e ecológica.

Alane participa da RIJ fotografia/vídeo Paris-Strasbourg, da capital francesa a capital européia. A realização de um filme sobre a identidade nacional e européia esta no menu da estadia. Os jovens vão descobrir as técnicas de roteiro, filmagem, iluminação, montagem, etc. Também o programa inclui visitas de locais turísticos em Paris e na Alsácia, passeio de bâteau-mouche no Sena, degustação gastronômica, esportes, além da descoberta das instituições européias em Strasbourg (Parlamento europeu, Conselho da Europa).

Para ganhar a viagem, Alane Santos Almeida escreveu um texto de rap sobre o tema da juventude incluindo dez palavras obrigatórias. Alane estuda no segundo ano no colégio da rede pública Luiz Viana e ambiciona estudar direito para se tornar promotora de justiça. Conheceu o concurso SLAM 2011 através da professora na escola. Estuda francês há um ano no colégio e sozinha em casa. Escolheu a língua porque a acha diferente e muito interessante de ser aprendida, pois temos palavras francesas no nosso dia-dia e não sabemos. Também gosta de ficar cheirosa com os perfumes de lá. Desta viagem, Alane espera conhecer muitos lugares, aprender muito mais sobre a cultura francesa e sobretudo da França.