segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cinema e palestrantes franceses no VII SEMCINE

A Mostra Sandrine Bonnaire celebra uma das mais talentosas atrizes do cinema francês, que recentemente trabalhou como diretora. Popular e exigente, natural e apaixonada, grave e ligeira, Sandrine Bonnaire incarna todos os seus papeis com o mesmo entusiasma e a mesma generosidade.
Aos nossos amores, Maurice Pialat: Sandrine Bonnaire incarna Suzanne, quinze anos, que acumula aventuras amorosas sem conhecer o amor de verdade. César do melhor filme 1984 e da melhor esperança feminina para Sandrine Bonnaire.
Xeque-Mate, Caroline Bottaro: uma faxineira de hotel se depara com um casal de americanos jogando xadrez e fica fascinada.
Mulheres diabolicas, Claude Chabrol: duas mulheres arquitetam um plano para prejudicar uma familia.
O nome dela é Sabine: Sandrine Bonnaire narra a história da irmã autista Sabine.
Podera ser amor?, Pierre Jolivet: um homem de negócios decide pedir ao detetive privado da sua empresa para investigar a vida particular de uma mulher.

A mostra Amor à Francesa propoe longas metragens miticas de varias epocas com diretores e atores carismaticos.
Guarda-chuvas do amor
(Les Parapluies de Cherbourg) e Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles de Rochefort) são musicais de Jacques Demy com Catherine Deneuve e Françoise Dorléac que marcam até hoje a historia do cinema francês. Amor, juventude e liberdade, esses filmes são super astral!
As Damas do Bosque de Boulogne (Les Dames du bois de Boulogne) de Robert Bresson: uma mulher do mundo abandonada pelo seu amante arma-lhe um casamento com uma jovem de bordel.
Madame Bovary de Claude Chabrol: Isabelle Huppert é Emma que se aborrece na vida. Convidada a um baile, ela conhece o mais belo dia de sua existência.
Má fé (Mauvaise foi) de Roschdy Zem: Clara, judia, e Ismael, muçulmano, são um casal feliz até o dia em que ela engravida.
Hiroshima meu amor (Hiroshima mon amour) de Alain Resnais: participando de um filme sobre a paz em Hiroshima nos anos 50, atriz francesa lembra de sua juventude durante a segunda guerra mundial.
O Amor Está no Ar (Ma vie en l'air) de Rémi Bezançon faz o balanço da vida sentimental de Yann, instrutor de uma companhia aérea que tem pavor de avião.
Um Dia no Campo (Une partie de campagne) de Jean Renoir: uma jovem passa um dia no campo, onde ela encontra um novo amor. Obra-prima inacabada, na atmosfera dos anos 1880, dos impressionistas, Renoir pai, Manet, Monet.
Cais das Sombras (Le quai des brumes) de Marcel Carné com Jean Gabin, Michel Simon e Michèle Morgan: um soldado ve sua solidão interrompida quando encontra Nelly, uma andarilha depressiva.
Sob os Tetos de Paris (Sous les toits de Paris), René Clair conta o romance de uma moça e um cantor de rua, forçado a lutar contra o namorado dela.

A mostra Animação Francesa apresenta dezenas de curtas metragens de forma tematica. A mostra Animations citoyennes propoe curtas sociais sobre temas variados como a ecologia, a guerra, a liberdade, a justiça. A sessão On n'est pas des machines programa curtas-metragens que refletem sobre a tecnologia e o mundo contemporâneo. A coleção Entre chiens et loups reúne produções sobre bichos enquanto Enfantillages traz brincadeiras sobre temas infantis e universais.

Celebrando os 50 anos da Nouvelle Vague, o documentário Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague, 2010) de Emmanuel Laurent relembra a apresentação de Les Quatre Cents Coups, de François Truffaut, no Festival de Cannes em 1959, e a criação de À Bout De Souffle (1960), de Jean-Luc Godard, mostrando assim o nascimento do movimento que mudou a forma de se fazer cinema na França e revelou ao mundo dois dos maiores cineastas de todos os tempos, Truffaut e Godard. Retrata também a amizade naquela época entre os dois artistas de personalidades distintas.

O Cine Futuro VII SEMCINE propoe tambem debates sobre o cinema e a audiovisual.
Mesa redonda Arte Experimental Contemporânea
: François Bonenfant, Diretor artistico Associado do Festival Cinéma du réel (França), coordenador educacional de cinema e artes visuais do Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains na França e o brasileiro Arthur Omar debatem sobre a produção de arte experimental contemporânea nos centros de arte e mídia internacionais e os novos circuitos para a produção audiovisual de ponta, cinema, videoarte, midiarte e novas estéticas.
Mesa Cinema Transcendental: Antoine de Baecque, crítico e redator-chefe dos Cahiers du Cinéma, historiador, e Charles Tesson, critico, historiador e professor, tratam da radicalidade do cinema como experiência estética e obra de arte total.
Mesa Periferias, Política e Estética: Leonard Retel Helmrich (NLD), Ivana Bentes (BRA) e François Rabaté (FRA) debatem sobre a produção de filmes sobre as favelas, a pobreza, a cena urbana local e global, deslocando os centros de poder tradicionais. François Rabaté é realizador dos documentários e pesquisador do IDATE (Instituto de Audiovisual e Telecomunicações da Europal). Foi professor de letras modernas e Ciência da Arte, Cinema e Comunicação na Universidade de Paris.

Essa programação acontece com o apoio do Bureau Audiovisuel da Embaixada da França no Brasil e do Institut français.

Cine Futuro VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual
26.07, 10h, mesa redonda Arte Experimental Contemporânea, François Bonenfant, TCA
26.07, 14h, filme Aos nossos amores, Maurice Pialat, sala Alexandre Robatto
26.07, 15h, filme As Damas do bosque de Boulogne, Robert Bresson, sala Walter da Silveira
26.07, 16h, filme Mulheres diabólicas, Claude Chabrol, sala Alexandre Robatto
26.07, 17h, filme Madame Bovary, Claude Chabrol, sala Walter da Silveira
27.07, 10h, mesa redonda Periferias, Política e Estética, François Rabaté, TCA
27.07, 14h, mostra Animation citoyenne, sala Alexandre Robatto
27.07, 15h, filme Um dia no campo, Jean Renoir, sala Walter da Silveira
27.07, 16h, mostra On n’est pas des machines, sala Alexandre Robatto
27.07, 17h, filme Cais das sombras, Marcel Carné, sala Walter da Silveira
28.07, 10h, mesa redonda Cinema Transcendental, Charles Tesson, Antoine de Baecque, TCA
28.07, 14h, filme Poderá ser amor?, Pierre Jolivet, sala Alexandre Robatto
28.07, 15h, filme Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague, Emmanuel Laurent, TCA
28.07, 15h, filme Hiroshima meu amor, Alain Resnais, sala Walter da Silveira
28.07, 16h, filme O Nome dela é Sabine, Sandrine Bonnaire, sala Alexandre Robatto
28.07, 17h, filme Sob os tetos de Paris, René Clair, sala Walter da Silveira
29.07, 14h, mostra Entre chiens et loups, sala Alexandre Robatto
29.07, 15h, filme Guarda-chuvas do amor, Jacques Demy, sala Walter da Silveira
29.07, 16h, mostra Enfantillages, sala Alexandre Robatto
29.07, 17h, filme Duas garotas românticas, Jacques Demy, sala Walter da Silveira
30.07, 14h, filme Poderá ser amor?, Pierre Jolivet, sala Alexandre Robatto
30.07, 15h, filme Má fé, Roschdy Zem, sala Walter da Silveira
30.07, 17h, filme O Amor está no ar, Rémi Bezançon, sala Walter da Silveira
30.07, 18h, filme Xeque-Mate, Caroline Bottaro, sala Alexandre Robatto
salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira (rua General Labatut, 27 – Biblioteca Pública dos Barris)
www.cinefuturo.com.br/2011