segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mylène Baptista fala na Aliança francesa dia 25




Mylène Baptista escritora francesa de livros de literatura infanto-juvenil, nascida em Bordeaux, esta em seu quarto livro. Interessada pela cultura brasileira, desenvolve em suas obras tematicas afrodecendentes e indigenas inerentes em nossa cultura.
Tem como publico alvo jovens estudantes para os quais promove encontros onde apresenta com muito carisma um pouco da cultura brasileira.
Seu proximo trabalho se chamará INAWA.
INAWA, será o nome de meu proximo heroi
Inawa o meu heroi, esta na selva, perdido na Amazona
entretanto está longe de estar so nessa flortesta tão densa
Inawa, meu amigo indio, tem um pai que se chama Orana
Orana trabalha com os cientistas, ele lhes transmite seu conhecimento...
Mylene Baptista
Data- 25/08/2011
Horário- 16h30
Local- Alliance française da Barra

Palavras de Soane, de volta do estágio no Cavilam na França

O Programa de Estágio de Formação para professores de Francês de escolas públicas brasileiras, que aconteceu em Vichy, na França, no mês de julho de 2011, foi maravilhoso.

Para os nove brasileiros, o programa começou com uma jornada cultural em Paris onde visitamos o Musée d’Orsay, Versailles, a Tour Eiffel, Montmartre e fizemos um passeio de Bateaux-Mouche na Seine.

Em Vichy, cidade famosa na França pelo poder medicinal de suas águas termais, o estágio foi no CAVILAM, um centro de formação que realiza parcours, atelliers e aperfeiçoamento da língua francesa para estrangeiros no período de verão.

No primeiro dia se recebe a relação dos cursos que poderão ser escolhidos para fazer a cada semana. Toda semana se tinha direito a 1 curso, 1 conferência e 2 oficinas. As quartas-feiras eram os encontros das editoras, onde recebíamos livros como brinde, todos os professores ganharam um grande Dictionnaire Universal da Hachette.

O ponto alto de estágio no CAVILAM foi o método de trabalho, pois as turmas não eram fixas e a cada semana quando se trocava de curso, havia uma integração com outras pessoas, possibilitando assim a troca de experiências com pessoas de todos os lugares do mundo. Ter em uma sala colegas que falavam chinês, javanês, português e todos se comunicarem em um mesmo idioma: francês. Na outra semana se tinha outros colegas que falavam russo, italiano, árabe etc. pessoas de países que nunca tínhamos ouvido falar, para mim isso foi uma experiência inenarrável, maravilhosa. Muito diferente de outros estágios que já fiz no exterior, onde a turma era fixa durante todo o tempo do estágio.

Nos finais de tarde e nos finais de semanas eram realizados passeios culturais. Conhecemos Lyon e Clermont-Ferrand. Visitamos castelos do século XII, assim como estivemos em igrejas lindas.