sábado, 24 de setembro de 2011

I COLÓQUIO INTERNACIONAL NO REINO DOS FESTIVAIS



O Bureau Salvador-SCAC Recife e a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia apresentam o I Colóquio Internacional No Reino dos Festivais - Festivais, instrumento ou pretexto para as políticas culturais?. O evento é realizado em parceria com a FACOM e o IHAC da UFBA, sob a coordenação da Profa. Dra. Deolinda Vilhena, com o patrocinio da SECULT (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia), da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Colóquio acontece dias 24 e 25 de outubro no âmbito do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) dando início a uma parceria que une prática e teoria, cultura, pesquisa cientifica e formação.

Os festivais de teatro são verdadeiros tempos de encontro: criação, acontecimento e pesquisa. Dentro da dupla dimensão da cultura, intelectual e econômica, também são eventos que concentram um público anual de algumas centenas de milhares de pessoas, criam empregos e geram divisas. No Brasil estão inscritos num setor relativamente jovem, em pleno desenvolvimento, com forte propensão das instâncias públicas em apoiá-los e exatamente por isso devem estar no centro do debate entre os que fazem e os que pensam o teatro.

Entre os palestrantes nacionais estão confirmadas as presenças de Eliane Costa, Gerente de Patrocínios da Petrobras; Vitor Ortiz, Secretário Executivo do Ministério da Cultura; Luciano Alabarse criador e diretor do Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena; Rejane Reinaldo, Diretora do Programa de Formação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE); Paulo Miguez, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (IHAC-UFBA); Nehle Franke, Diretora da Fundação Cultural da Bahia; Carlos Paiva, Superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Ricardo Libório, Coordenador Geral do FIAC.

A França, país que mais investe em cultura por habitante no mundo e pátria de um dos mais importantes e antigos festivais de teatro - o Festival de Avignon - estará representada por Bernard Faivre D'Arcier, Jean-Jacques Lemêtre e Patrick Olivier.
Bernard Faivre D'Arcier, um dos grandes especialistas do mundo em matéria de festivais e políticas públicas na área é Presidente da Bienal de Lyon e durante 16 anos foi diretor do Festival de Teatro de Avignon. Entre 1989 e 1993, foi Diretor do Departamento de Teatro e Ação Cultural do Ministério da Cultura. Jean-Jacques Lemêtre é músico, compositor e performer, conhecido por ser um criador/construtor de instrumentos musicais. Encontrou sua família de artistas, trabalhando com o Théâtre du Soleil a convite de Ariane Mnouchkine desde a criação de Mephisto em 1979. Compõe também para o cinema, tendo trabalhado para filmes, especialmente de David Lynch, Sally Potter e Raymond Depardon. Patrick Olivier, Diretor da Inspeção Geral do Ministério da Cultura e da Comunicação e Diretor do Mestrado em Administração das organizações culturais da Universidade Paris-Dauphine.

Inscrições de 1° até 15 de outubro de 2011: http://noreinodosfestivais.com.blogspot

Seminário de formação para os professores de francês da Bahia

O Bureau Salvador-SCAC Recife em parceria com a APFEBA oferece um Seminário de formação para os professores de francês do Estado da Bahia de 28 a 30 de setembro na Aliança francesa.

O curso de 22 horas inclui um módulo de civilização que trata da atualidade francesa e do mundo francófono, revisões de gramática, atividades interativas em sala de aula, compreensão oral (estratégias de compreensão, atividades a realizar com os estudantes), fonética (introdução ao alfabeto fonético a aos princípios de fonética, principais erros dos Brasileiros) e produção escrita.

Maiores informações: scacsalvador@hotmail.com