terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bolsas na França para estudantes e professor de francês


A Embaixada da França oferece outra bolsa de estágio no Cavilam para professora e bolsas de Master para estudantes.

Juliana Ramos Ferreira
Thaise Almeida dos Santos
Foi o amor que levou ao francês Marcia dos Santos Silva, pós-graduanda na UEFS em Letras e professora de francês. Meu marido foi fazer seu doutorado em Paris. Então em 2001 fui morar na França e precisava falar a língua para me comunicar e estudar. A minha relação com a França é de amor. Paris é a minha segunda casa, tenho muitos amigos lá que são como família. Eu gosto da cultura, da arquitetura, da culinária, do cinema. E hoje tenho uma relação de trabalho também, uma vez que ensino francês língua estrangeira. Marcia assiste aos programas da TV5 e utiliza seu site com os alunos e para seus estudos. Na volta, quero continuar trabalhando na área linguística, intensificando meus estudos no domínio da tradução. Pretendo seguir carreira acadêmica, mas primeiro preciso cursar um mestrado e depois o doutorado.

O Cavilam (Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias) organiza um estágio de 70 horas de formação com percursos temáticos que abrangem o ensino da língua, comunicação escrita ou oral, civilização e cultura. Fundado em 1964, a cada ano o Cavilam recebe cerca de 4000 estudantes e mais de 1000 professores do mundo inteiro.

Juliana Ramos Ferreira e Thaise Almeida dos Santos estudantes de língua estrangeira aplicada/francês há 4 anos na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) viajam para França para preparar um Master com bolsa da Embaixada da França.

Juliana e Thaise já passaram um semestre letivo na França no âmbito de um programa de intercâmbio entre a UESC e a Université de La Rochelle. Voltam agora para a mesma universidade para 6 meses no Master 2, Langues étrangères appliquées/langues culture et affaires internationales.

Para Juliana, a França é um país riquíssimo e acolhedor, onde tive uma experiência de abertura de espírito muito importante. Admiro as suas contribuições para a História da humanidade, no campo da produção cultural, dos avanços e conquistas sociais. Thaise durante sua primeira estadia, se interessou pelo modo de vida e organização da sociedade na França.

Juliana espera que durante a estada para realização do master possa desenvolver aptidões pessoais como a autonomia, capacidade de adaptação e leitura de mundo. Profissionalmente, espero aprimorar minhas competências linguísticas e na minha área de atuação, negociações internacionais, além de ter uma experiência enriquecedora durante meu estágio profissional. Espero que ao retornar ao Brasil eu possa aceder ao mercado de trabalho mais capacitada e com um diferencial, afinal, no campo das negociações uma verdadeira imersão linguística e cultural é essencial.
Thaise, por sua vez, pretende entrar no mercado de trabalho e atuar utilizando a língua francesa e a língua portuguesa como instrumento de trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário