segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Oficina de teatro no Vila com Maurice Durozier do Théâtre du Soleil

Maurice Durozier/foto divulgação

O Teatro Vila Velha programa uma oficina de teatro, Com Shakespeare, com o grande ator do Théâtre du Soleil, Maurice Durozier do 6 ao 10 de fevereiro. Não perca!

Nessa oficina Maurice Durozier trabalha a comédia a partir de textos de Shakespeare, em especial A Noite de Reis, por considerar a sua obra uma escola para o ator.

Maurice Durozier explica: Shakespeare é, acima de tudo, a escola do ator porque nada o predestinava ao teatro. Ele entrou nesse universo pela porta dos fundos. Quando ele chegou a Londres vindo do campo, ele cuidava dos cavalos e das carroças dos ricos espectadores. Shakespeare era o flanelinha da época. Mas, ele era um gênio, e aprendeu muito rápido. 5 anos depois ele já tenha a sua trupe. Ele buscava a sua inspiração na vida, nas tavernas. Londres nessa época era um porto cosmopolita e prospero. Londres era o mundo. Todas as informações e as historias circulavam nas tavernas. Shakespeare não é só a escola do teatro, ele é também a escola da vida.Ele nunca é teórico, elitista, ou literário; suas peças são puro teatro porque Shakespeare escreveu para os seus atores, e se uma coisa não funcionava, o ator adaptava, transformava. O trabalho, a busca constante da teatralidade era uma necessidade, porque nessa época havia muita concorrência. Assim, Shakespeare para cativar o seu publico se transforma num contador de historia da humanidade, um poeta, um cirurgião da alma humana,o inventor do clown.

Maurice Durozier é um dos mais importantes atores do Théâtre du Soleil, integra a companhia desde 1980 sob a direção de Ariane Mnouchkine onde participou dos seguintes espetáculos, Ricardo II, Noite de Reis e Henrique IV de Shakespeare; A historia terrível mas inacabada de Norodom Sihanouk, rei do Cambodge, L´Indiade, Et soudain des nuits d´éveil de Helène Cixous; Les Atrides de Euripide e Eschyle, e das últimas criações da companhia, Le Dernier Caravansérail, Les Ephémères. Atualmente incarna Jean, o diretor do filme, no espetáculo Les Naufragés du Fol espoir, que passou pelo Brasil e o Chile.
Dirigiu e escreveu Les voyageurs de la nuit e o espetáculo Kalo que recebeu o premio Villa Medicis hors les murs (1993). Anima regularmente oficinas na França, no Brasil, na Argentina, Espanha, Afeganistão, entre outros. No cinema atuou nos filmes, En un mot de Jacques Rouffio (1985), L´affiche rouge de Robert Guédiguian (2010), Le dernier Caravansérail (2005) e Les Ephémères (2009) de Ariane Mnouchkine.

Oficina de teatro: Com Shakespeare, Maurice Durozier
06 a 10/02, 9h-13h, Teatro Vila Velha
a partir de 16 anos
valor: R$ 180,00

domingo, 29 de janeiro de 2012

Festival Cultural de Rua chega em Itaparica com atrações francesas

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Ilha de Itaparica vive um final de semana com espetácu¬los, shows musicais, oficinas de circo, de artes plásticas e ecológicas, com gastronomia e artesanato local. A segunda edição do FESTIT - Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica chega com uma programação cultural diversificada e gratuita, com artistas da Ilha, da Bahia, do Brasil e de fora.

O Eco-Festival alia expressões artísticas com práticas de sustentabilidade para incentivar os moradores da região e turistas a adotarem hábitos sustentáveis, divulgar o potencial da localidade para o ecoturismo, além de dar visibilidade a artistas novos e conhecidos, afirma Solange Lima, coordenadora do FESTIT. A edição do FESTIT 2012 propoe desde palhaço, teatro, até a inusitada dança com bicicleta de Vincent Warin, Friandises Véliciclopédiques, shows musicais, com samba, reggae e até instrumentos inusitados. O FESTIT também promove oficinas e palestras sobre artes e sustentabilidade. Em sua primeira edição, em 2010, cerca de duas mil pessoas passaram pelo evento.

Friandises Véliciclopédiques é um espetáculo-perfomance que usa movimen¬tos, acrobacias, ritmo e dança com uma bici¬cleta BMX. Vincent Warin e sua bicicleta fun¬dem-se em momentos de liberdade, e nos transportam para uma poesia oblíqua, onde o absurdo, loucura e realidade estão des¬pertando as suspeitas dos sonhos de todos. Vincent Warin é acrobata, dançarino, ator e ex vice-campeão mundial de BMX Freestyle. Criou 3-4 petites pièces pour vélo, que percorreu o Brasil em 2009 no Ano da França no Brasil.




Complètement swing! do Cirque Exalté (França) trabalha com trapézio, malabares e acrobacias em um es¬petáculo alegre e dinâmico. Seu mundo transborda de energia, e até mesmo os objetos ganham vida. Os personagens dançam, fazem malabares, tocam acordeão e voam no trapézio de balanço com humor e alegria transportando o público até eles. Eles refundam as leis da gravidade, com incrível ener¬gia e coragem em abundância, para um número sur¬preendente de fantasia, humor, e controle perfeito (Le Républicain). O show foi premiado na França. O Cirque Exalté é formado por Angelo Matsakis, malabarista, acrobata e dançarino, e Sara Desprez, dançarina e trapezista.

2°Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica - FESTIT
04 e 05/02, 10h-22h, Praça do Mercado Municipal de Itaparica, Centro, Itaparica
Friandises Véliciclopédiques, Vincent Warin: 04 e 05/02, 17h-17h30
Complètement swing!, Cirque Exalté: 04 e 05/02, 17h30-18h15
entrada franca
www.festivalilhadeitaparica.com/ (link reduzido: bit.ly/festit2012)