quarta-feira, 7 de março de 2012

Professor de francês da Bahia de volta da França



fotos Jorge Araújo Júnior

O Bureau Salvador-SCAC Recife ofereceu uma bolsa de formação de 10 dias no Cavilam ao Professor Jorge Araújo Júnior. 

Viver na França, ainda que por uns dias, foi - e é, sempre - um sonho. Praticar o idioma inserido numa rotina de vida é uma experiência muito enriquecedora. Máxime para um professor de francês!  

Passamos duas semanas no CAVILAM em Vichy, uma pacata cidade de 60 000 habitantes, a três horas de Paris, no centro da França, perto de Clermont-Ferrand, região da Auvergne. As aguas do local são famosas no mundo inteiro. A temática da formação foi Enseigner le français aux adolescents à partir de 10 ans de 16 ao 27 de Janeiro. No programa modular estavam incluidas temáticas como: briser la glace, construire une unité autour d’un conte ou d’une histoire, Internet: des ressources pour la classe, entre outras que nos mostraram com utilizar internet, jogos, músicas, vídeos na classe. Profissionalmente, acho que a experiência acresce muito, não só no currículo, mas também na socialização das diferentes práticas com as quais pude conviver, discutindo pontos pertinentes à didática, metodologia e dificuldades da nossa prática docente. Juntamente comigo se fizeram presentes mais três professoras brasileiras provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa. Ao nosso grupo brasileiro se juntou uma équipe de professores do Ganá, muito simpática. 

O CAVILAM é um grande centro de aprendizagem da Língua francesa e sem dúvida, dá à cidade um aspecto cosmopolita. Visto afluírem para ali estudantes de todas as partes do mundo. Pegamos inverno na França com temperaturas muito baixas mas o acolhimento foi muito caloroso, a receptividade excelente! Os professores, em sua maioria, são abertos e compreensivos. O CAVILAM se preocupa muito com seus visitantes e logo nos sentimos chez nous. Alem da formação, visitamos os pontos turísticos da cidade, a Fonte dos Celestinos, o Teatro municipal, as Termas de Vichy. Aproveitamos também uma degustação de comidas típicas da região. Fiquei hospedado na rue de Strasbourg, numa familia muito simpática – com a qual pude estabelecer um contato verdadeiramente amistoso. Fica a lembrança dos jantares deliciosos, das boas conversas e dos momentos de descontração que tínhamos após as jornadas intensas no CAVILAM. Acho que foi enriquecedor para ambos. Durante os finais de semana, visitei as cidades de Nevers, Paray le Monial e Lisieux –onde passei dois dias maravilhosos. De modo especial saliento que visitei todos os lugares pertinentes à vida de Santa Teresa de Lisieux. 

Amei estar em Vichy e nas outras cidades mas devo dizer que Paris é a cidade maravilhosa por excelência!... Na minha opinião, a melhor e mais encantadora de toda a França ! O metrô facilita muito essa descoberta! Fiquei num hotel próximo à Place d´Italie, pequeno mas muito acolhedor. Paris tem coisas incríveis a cada esquina, além dos museus, cafés, igrejas, e dos principais pontos turísticos, o estilo de vida nesta cidade é incrível e único. Quanto aos parisienses, eles são menos “efusivos” que nós,brasileiros, mas você sempre encontra alguém disposto a ajudar. Falar francês ajuda. Sugiro que entre de verdade no “modus vivendi” deles, na vida da cidade, faça o que eles fazem, ande de metrô, passe na boulangerie, va ao cinema ou dê um passeio nos parques, nos mercados. Não tem como não se encantar, e até começar a entender o jeito de ser dos franceses! Jorge Araújo Júnior