sexta-feira, 13 de abril de 2012

1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura: inscrições abertas



A Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e o Bureau Salvador-SCAC Recife organizam, de 28 a 30 de maio no Teatro Vila Velha  o 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura, com convidados do Brasil e da França.  


O setor privado, o setor público e o Terceiro Setor são responsáveis por ações, investimentos, criação de instituições, fundações, agências e organizações que necessitam cada vez mais de recursos humanos. Entretanto, a importância dessas ações e desses projetos culturais ainda não é plenamente reconhecida e inúmeros são os problemas decorrentes, em grande parte, do fato de que os recursos humanos neles envolvidos carecem de uma formação específica. Um dos objetivos do 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura é discutir esses problemas, buscando dar aos profissionais que atuam, ou queiram atuar nesta área a visão de um mercado em expansão. A posição assumida pela cultura como fator essencial ao desenvolvimento inclusivo nas sociedades contemporâneas nos obriga a rever estratégias programáticas nos diversos setores sociais, políticos e econômicos, buscando a profissionalização e o aprimoramento de um novo campo de trabalho que surge como exigência de uma sociedade em mutação. O 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura interessa a estudantes e profissionais que busquem se especializar no desenvolvimento de atividades e projetos relacionados a ações culturais e produção e gestão de bens culturais.

Entre os convidados, Cláudia Leitão, Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, que fará a conferência de abertura. O seminário receberá a presença de 15 conferencistas entre os quais os franceses: Emmanuel Wallon, da universidade de Nanterre; Isabelle Faure, do Instituto de Estudos Políticos de Lyon  e Jean-Pascal Quilès, Diretor-adjunto do Observatório de Políticas Culturais da França. O lado brasileiro estará representado, entre outros, por nomes como Eliane Costa (Gerente de Patrocínio da Petrobras), Lia Calabre (Fundação Casa de Ruy Barbosa) e Roseni Sena (Diretora do Museu de Inhotim).

O evento tem a chancela da CAPES, do CNPq, da Fapesb, da SECULT e do Consulado Geral da França para o Nordeste.

Inscrições de 15 de abril a 15 de maio de 2012, http://formacaocapacitacaocultura.com.br/