quarta-feira, 9 de maio de 2012

1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura




A Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e o Bureau Salvador-SCAC Recife organizam, de 28 a 30 de maio no Teatro Vila Velha, o 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura, sob a coordenação geral de Deolinda Vilhena, professora da Escola de Teatro da UFBA, produtora teatral e jornalista. 

O evento conta com o patronicio da SECULT, da CAPES, do CNPq, da Fapesb e do Consulado Geral da França para o Nordeste e o apoio do Hotel Vila Galé e dos restaurantes Ercolano, Le Pompon Rouge e Deli&Cia.

O setor privado, o setor público e o Terceiro Setor são responsáveis por ações, investimentos, criação de instituições, fundações, agências e organizações que necessitam cada vez mais de recursos humanos.

O 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura discute essas questões. 
Como articular criação e meios de produção? Como enriquecer as competências da gestão cultural, como juntar conhecimentos teóricos e experiência prática? Como achar uma complementaridade entre os ensinamentos artísticos, a formação profissional e a educação superior? Serão também discutidos pontos relativos a formação, a formação em gestão e produção cultural, a formação dos artistas e técnicos das artes do espetáculo, a formação e as políticas culturais aredor de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho .

Participam do evento, Aldo Valentim, Coordenador Geral do Projeto Ademar Guerra e dos Projetos Especiais das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Eliane Costa, Gerente de patrocínios da Petrobras (2003/2012), professora na pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Universidade Candido Mendes e doutoranda na Université Paris Descartes, Lia Calabre, chefe do setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa/Minc, Maria Helena Cunha, Diretora da Inspire|Gestão Cultural e da DUO Editorial, sócia-fundadora da DUO Informação e Cultura, Renato Ferracini, ator-pesquisador colaborador do LUME (Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) e professor em Artes da UNICAMP, Roseni Sena, Diretora Executiva e de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, Selma Cristina Silva, Gerente do Observatório e do Centro de Documentação do Itaú Cultural.

O evento inclue, naturalemente, pesquisadores e responsáveis culturais e amigos da Bahia, Giovandro Ferreira, Diretor da FACOM/UFBA, Laura Bezerra, Assessora da Transversalidade da Cultura na SECULT-BA, Marcio Meirelles, Diretor do Teatro Vila Velha e do Bando de Teatro Olodum, Sergio Farias, Diretor do IHAC/UFBA, Luiz Marfuz, Diretor teatral e Professor do PPGAC/UFBA, Hebe Alves, Diretora teatral e Professora do PPGAC/UFBA, Isa Trigo, Diretora teatral e Professora da UNEB, Angela Andrade, Coordenadora Geral de Estratégias e Gestão de Ações do Ministério da Cultura, Gisele Nussbaumer, professora na FACOM/UFBA, Luiz Cláudio Cajaíba, Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBA, Paulo Miguez, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade IHAC/UFBA e Adriano Sampaio Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade na FACOM/UFBA. 



Os palestrantes do Brasil e da França. 

Cláudia Leitão

Emmanuel Wallon

Isabelle Faure

 Jean-Pascal Quilès

Cláudia Leitão,  Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, é Doutora em Sociologia pela Université Paris Descartes e mestre em Sociologia do Direito pela Universidade de São Paulo. Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003 a 2006), sua gestão recebeu o Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura. 
Conferência de abertura: Por um Brasil Criativo: reflexões sobre a institucionalização e a construção de políticas públicas para a economia criativa brasileira. 

Emmanuel Wallon é Doutor em Sociologia e Mestre em Economia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales. Especialista na análise de políticas culturais territoriais, membro dos comitês de redação de varias revistas, atua como consultor do Ministério da Cultura na França, do Centro Nacional do Teatro, do Observatório de Políticas Culturais de Grenoble. É professor e pesquisador da Université Paris Ouest Nanterre La Défense. 
ConferênciaPreparar o imprevisto, antecipar o inédito: a formação dos administradores culturais diante das mutações dos sistemas de produção e dos circuitos de intercâmbios artísticos.
Intervenção: As necessidades em formação na administração cultural territorial: a experiência da França

Isabelle Faure é Diretora da NACRe-Nouvelle Agence Culturelle-Rhône-Alpes que acompanha os atores do espetáculo ao vivo, além de desenvolver parcerias internacionais. Professora do Instituto de Ciências Políticas de Lyon. Dirige o Mestrado Estratégias de Intercâmbio Cultural Internacional, cujo objetivo é o enquadramento dos estudantes e de sua inserção profissional. 
ConferênciaO acompanhamento dos atores culturais: que postura e que ferramentas para aquele que acompanha?
Intervenção: A especialidade do quinto ano em Sciences Po - Lyon, uma ligação entre a formação inicial e mundo profissional.

Jean-Pascal Quilès é Diretor adjunto do Observatoire National des Politiques Culturelles e co-responsável pelo Mestrado profissionalizante Direção de Projetos Culturais no Instituto de Estudos Políticos de UPFM/Grenoble. Sua carreira é caracterizada pela execução de projetos inovadores relativos às práticas contemporâneas e desenvolvimentos culturais e artísticos. 
ConferênciaA experiência de uma instituição singular: o Observatoire des Politiques Culturelles.
Intervenção: As relações criação/produção: quais perspectivas de futuro?

Os convidados se hospedem no Hotel Vila Galé e almoçam e jantam e nos restaurantes Ercolano, Le Pompon Rouge e Deli&Cia






Serviço:
1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura
28 a 30 de maio no Teatro Vila Velha, das 9h as 19h
Maiores informações: 
http://formacaocapacitacaocultura.com.br/
http://seminarioformcapcult.blogspot.com/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

1° Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura


PRIMEIRO DIA - 28/05/2012 - SEGUNDA-FEIRA
9h - Mesa de Abertura - com Deolinda Vilhena e Irène Kirsch - Presidente e Vice-Presidente da Comissão Organizadora
9h15 - Conferência de abertura - Cláudia Leitão - Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura - Por um Brasil Criativo: reflexões sobre a institucionalização e a construção de políticas públicas para a economia criativa brasileira 
10h15 - Conferência de Emmanuel Wallon – Professor de Sociologia política – Université de Paris-Ouest Nanterre/La Défense - Preparar o imprevisto, antecipar o inédito: a formação dos administradores culturais diante das mutações dos sistemas de produção e dos circuitos de intercâmbios artísticos. 
11h30 - Debate com o público - Mediação: Angela Andrade, Coordenadora Geral de Estratégias e Gestão de Ações do Ministério da Cultura

12h - Almoço livre

14h - Mesa Redonda 1 - Como articular criação e meios de produção? 
Coordenação: Sérgio Farias - Diretor do IHAC/UFBA
Dinâmica: Cinco intervenções de 20 min. cada seguidas de 40 min. de debate
Composição da Mesa: Aldo Valentim - As Experiências das Oficinas Culturais da Secretária de Cultura de São Paulo e o Projeto Ademar Guerra, Jean-Pascal Quilès - As relações criação/produção: quais perspectivas de futuro?, Marcio Meirelles - O Bando de Teatro Olodum - um centro de formação em performance negra, Renato Ferracini - O caso do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas da UNICAMP, Roseni Sena - Educação: transversalidade nas ações programáticas do Inhotim

16h30 - Pausa café

17h - Grupo de Trabalho 1 – apresentação de trabalhos selecionados pela Comissão Científica
Eixo temático: Formação em gestão e produção cultural
Coordenação: Luiz Marfuz - Diretor teatral e Professor do PPGAC da UFBA
Dinâmica: Seis intervenções de 15 min. seguidas de 30 min. de debate
19h - Fim do Primeiro Dia

SEGUNDO DIA - 29/05/2012 - TERÇA-FEIRA 
9h30 Conferência de Isabelle Faure - Diretora da NACRe- Région Rhônes-Alpes, Professora Associada do Instituto de Ciências Políticas de Lyon (França): O acompanhamento dos atores culturais: que postura e que ferramentas para aquele que acompanha? 
11h - Debate com o público - Mediação: Gisele Nussbaumer - FACOM

12h - Almoço livre

14h - Mesa Redonda 2 - Entre conhecimentos teoricos e experiência pratica: como enriquecer as competências da gestão cultural?
Coordenação: Luiz Cláudio Cajaíba - Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA
Dinâmica: Cinco intervenções de 20 min. seguidas de 40 min. de debate
Composição da Mesa: Laura Bezerra - Programas de formação na área da cultura: a experiência da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia,  Eliane Costa - Políticas públicas culturais para o cenário das redes sob a perspectiva da ecologia digital, Emmanuel Wallon - As necessidades em formação na administração cultural territorial: a experiência da França, Lia Calabre - O Papel das políticas públicas na formação dos profissionais da cultura, Selma Cristina Silva - Ações de formação do Observatório Itaú Cultural para gestores de cultura: desafios de motivação e continuidade

16h30 - Pausa café

17h - Grupo de trabalho 2 - apresentação de trabalhos selecionados pela Comissão Científica
Eixo temático: A formação dos artistas e técnicos das artes do espetáculo
Coordenação: Hebe Alves Diretora teatral e Professora do PPGAC - UFBA
Dinâmica: Seis intervenções de 15 min. cada seguidas de 30 min. de debate
19h - Fim do Segundo Dia

TERCEIRO DIA - 30/05/2012 - QUARTA-FEIRA 
9h30 - Conferência de Jean-Pascal Quilès - Diretor adjunto e responsável pelas formações do Observatoire de Politiques Culturelles - A experiência de uma instituição singular: o Observatório de Políticas Culturais (França).
11h - Debate com o público - Mediação - Paulo Miguez, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (IHAC-UFBA).

12h - Almoço livre

14h – Mesa Redonda 3 – Ensinamentos artisticos, formação profissional e educação superior: concorrência ou complementaridade?
Coordenação: Adriano Sampaio Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (FACOM).
Dinâmica: Cinco intervenções de 20 min. cada seguidas de 40 min. de debate
Composição da Mesa: Deolinda Vilhena - O Ensino da produção teatral: uma tentativa de transformar a sustentabilidade do teatro de utopia em realidade, Giovandro Marcus Ferreira - Desafios da formação em Produção Cultural: da graduação à pós-graduação, Isabelle Faure - A especialidade do quinto ano em Sciences Po - Lyon, uma ligação entre a formação inicial e mundo profissional, Maria Helena Cunha - A Educação a distância como ferramenta de difusão de conhecimento, Sérgio Farias - A formação em Cultura e em Artes nos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA

16h30 – Pausa café

17h – Grupo de trabalho 3 – apresentação de trabalhos selecionados pela Comissão Científica
Eixo temático: Políticas culturais e formação
Coordenação: Profa. Dra. Isa Trigo - Diretora e Professora titular da Universidade do Estado da Bahia
Dinâmica: Seis intervenções de 15 min. cada seguidas de 30 min. de debate 

19h - Fim I Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura 


Congresso da FIPF em Durban : inscrições abertas

A Federação Internacional dos Professores de Francês (FIPF) organiza seu 13° congresso mundial em Durban na Africa do Sul de 23 a 28 de julho de 2012.
Mais de 400 comunicações estão inscritas, mesas redondas sobre a língua francesa e a literatura francófona.
Inscrições abertas: http://durban2012.fipf.org; fipfdurban2012@ukzn.ac.za

Bolsa de pesquisa : acordo CAPES/COFECUB

Programa tem por objetivo apoiar a colaboração franco-brasileira em projetos de excelência científica e a mobilidade de doutorandos e pós-doutorandos brasileiros e franceses. 

O acordo CAPES-COFECUB de cooperação interuniversitária, assinado em 1979, tem como parceiros institucionais: no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Ministério da Educação); na França, o Ministério das Relações Exteriores e Europeias e o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, representados pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil – COFECUB. 
O COFECUB financia as viagens dos pesquisadores franceses ao Brasil e as despesas de estadia dos pesquisadores brasileiros na França. Pode também atribuir bolsas de estágio de 2 meses no Brasil para estudantes franceses. A CAPES financia as viagens dos pesquisadores brasileiros (inclusive doutorandos e pós-doutorandos) para a França e as despesas dos pesquisadores franceses no Brasil. 
Atribui também até 4 bolsas de estágios doutorais (4 a 12 meses), estágios doutorais em cotutela (4 a 18 meses) e estágios pós-doutorais (2 a 12 meses). 
Os projetos são aprovados por um período de 4 anos, sujeitos a avaliação ao final do segundo ano. 

Mande sua candidatura pelo Cofecub até 6 de junho de 2012

Maiores informações: 
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/cofecub
http://www.egide.asso.fr/jahia/Jahia/accueil/appels/cofecub/ao_capes

Seminário de Museologia na Ecole du Louvre

A Ecole du Louvre desenvolve uma política de cooperação com varias instituições museográficas e patrimoniais no mundo.
O Seminário Internacional de verão de Museologia oferece uma formação em história da arte, de conservação ou de museologia. No museu, no espaço expositivo, como conservar práticas, usos, conhecimentos e obras? Com ensinos teóricos, mesas redondas, encontros com profissionais e visitas de museus, o Seminário Internacional de verão de Museologia tem como tema o conhecimento e a difusão das coleções de vários museus, inventário e práticas documentárias. Estão na agenda, o Musée Rodin, o Musée de la Mode, o Musée de la Céramique em Sèvres, o Musée du Quai Branly, etc. 
O seminário, ministrado essencialmente em francês, acontece de 3 a 14 de setembro de 2012. 
Enviar sua candidatura até 4 de junho 2012
A Ecole du Louvre ministra outras formações na área das artes. 

Maiores informações: www.ecoledulouvre.fr, international@ecoledulouvre.fr